O próprio nome por si só, contém um enorme significado tratando-se de uma escola construída pelas próprias mãos, por artesãos locais. A escola parte do intuito de oferecer à comunidade rural da região novas perspectivas e ajudar a população a valorizar a sua aldeia, bem como fortalecer o sentido de identidade e comunidade nas crianças.
Handmade School surge de um conhecimento sério e honesto dos materiais locais e inova no sentido em que adapta métodos e materiais tradicionais de construção para criar espaços de educação e de lazer inundados de generosidade. Os materiais utilizados são o barro e a palha, que combinados com outros , tais como o bambu e nylon, resultam numa forma que eleva a sustentabilidade na construção.
O projecto apresenta-se com uma planta simples e rectangular. O piso térreo é composto de paredes de barro e palha. O acesso às salas de aula é feito directamente da via exterior através de aberturas destacadas pela cor que contrastam com a cor de terra das paredes. Uma particularidade interessante é o facto das paredes serem escavadas gerando um outro espaço com uma vivência mais informal.
O piso superior é composto por duas salas, separadas pela circulação vertical. Podemos afirmar que a escola é composta por um piso térreo estereotómico de terra que se ergue e desenha um piso superior tectónico composto de bambu. Handmade School é a prova de que a ideia de obra de arte pode coexistir magnificamente com a sustentabilidade!
"...beautiful, meaningful and humane..."
Jurí do Prémio Aga Khan de Arquitectura
*Fotos de Kurt Horbst
Sem comentários:
Enviar um comentário