Materiais

XISTO

Contrariamente ao que se possa pensar, é possivel encontrar xistos de diferentes qualidades e com  diferentes graus de dureza ou resistência mecânica. É possivel identificar pelo menos três tipos de pedra de xisto: pedra azul, pedra parda, talisca de xisto.


  • Pedra azul , que ganha o seu nome devido à sua cor azulada, é a pedra que oferece maior resistência e durabilidade, sendo por isso indicada para a construção de paramentos exteriores de paredes e para executar calçadas. É chamada, entre a população da serra do Caldeirão, de xisto rijo pois, segundo eles, aguenta qualquer coisa, e é apropriada para a calçada pois uma das suas faces é lisa.

  • Pedra parda, já tem tons acastanhados, é igualmente uma pedra de boa qualidade, mas menos consistente que a pedra azul. Também é indicada para os paramentos exteriores de paredes e para calçadas. Por vezes estas pedras apresentam uns cristais negros que dão pelo nome de olho de sapo - é um tipo de pedra que se desfaz muito, no entanto é muito resistente ao calor e ao fogo.

  • Talisca de xisto é uma pedra que provém de afloramentos rochosos tanto de pedra azul como de pedra parda. Por vezes assemelham-se a lâminas, são muito fragéis e quebram-se facilmente, o que resulta numa espécie de brita de xisto. A sua utilização passa maioritariamente para o interior dos paramentos das paredes e para enchimento dos mesmos.


Figura 1 : retirado de Paula Alexandra Cordeiro de Almeida no site olhares.aeiou.pt/plx
Figura 2: retirado de Joaquim Nunes "Pedreira de xisto, Vila Nova de Foz Coa, Agosto de 2009" no site http://picasaweb.google.com/lh/photo/AS7PkZmWGJ0AVgh6q-vr-g

Sem comentários:

Enviar um comentário