sexta-feira, 2 de julho de 2010

Pavilhão Jardim - Paul Raff



O pavilhão foi construído num jardim privado e o seu projecto é da autoria do arquitecto Paul Raff. O pavilhão tem como premissa estar em harmonia com a natureza, lembrando as casas de chá tradicionais japonesas, tem como material principal a madeira e foi pensado para tirar o melhor partido da sua envolvente verde.Entra directamente para a categoria de pequenos abrigos sustentáveis.



As camadas de madeira que compôem a sua estrutura criam uma interessante relação interior - exterior, na medida em que revelam as alterações subtis e perspectivas do jardim que envolve o pavilhão. Os intervalos entre as ripas de madeira produzem um jogo de luz - sombra constante, aliando visualmente o céu e a terra. Um pormenor interessante reside na mesa de jantar, a sua superfície é um espelho que reforça a ligação com o céu.


Outra particularidade do pavilhão é o ângulo da sua cobertura e o alinhamento perpendicular ao sol na altura do Solstício de Verão. Esta preocupação permite o máximo de sombra no verão e actua igualmente como um relógio a grande escala. Funcionalmente é usado como sala de estar e jantar, ou mesmo para workshops e concertos, tornado-se assim num espaço privado contemplativo e igualmente num espaço de interacção social.

Pavilhão - Jardim

Área: 12 m2

Localização: Toronto, Canadá

Arquitecto: Paul Raff

Sem comentários:

Enviar um comentário